- Área: 6636 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Kyungsub Shin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fragmentos do horário de rush em Gangnam. Janelas do edifício cobertas com cortinas, rostos indiferentes, pessoas usando roupas escuras com maletas combinando esperando o elevador. Imaginam uma praia, como aquela da tela de seus computadores, enquanto suportam a monotonia cotidiana. Sonhando com um mundo de fantasia, enquanto continuam sua rotina repetitiva...
Os edifícios de escritórios costumavam ser construídos apenas com um propósito funcional. Edifícios monótonos falharam em responder rapidamente às necessidades em constante mudança de contextos urbanos descuidados.
Existiram várias tentativas de criar espaços de trabalho que desviassem do tipo da caixa funcional para adaptar-se à nova cultura empresarial. No entanto, a maioria dessas tentativas foram realizadas para fortalecer a identidade corporativa dos conglomerados. Os casos de renovação dos locais de escritórios menores são menos frequentes.
Na proposta desse projeto, tentamos construir um espaço de trabalho que tenha ótima eficiência respeitando todas as condições e limitações. Ao mesmo tempo, queríamos criar um espaço onde as pessoas pudessem descobrir novas experiências que ultrapassam a rotina de suas vidas.
O edifício possui uma configuração em planta "H" que articula a área central e a área de programa. Nas elevações e cortes, a caixa retangular parece flutuar sobre o bloco de concreto em forma de "L". O programa F&B foi implementado do primeiro ao quarto pavimentos para facilitar o fluxo de pessoas. Do quinto ao décimo quinto pavimentos, composto por uma caixa de vidro retangular, se distribui o programa de escritório.
As massas e o espaço entre elas incorporaram paredes perfuradas de concreto aparente e painéis metálicos hexagonais feitos de um espelho refletor. As cores escuras do concreto aparente e do espelho, servem para enfatizar a forma segmentada, assim como para maximizar a sensação de espaço através do forte contraste de materiais e cores.
Os painéis segmentados aplicados às paredes entre as pontes, foram pensados para proporcionar uma experiência espacial e visual única ao amplificar a reflexão dos objetos. Além disso, os painéis atribuem uma forte identidade ao edifício como um espaço acolhedor em meio a uma cidade maçante.